segunda-feira, 26 de novembro de 2007

DEZ DICAS PARA SER UM BOM BLOGGER

Não são dicas técnicas, desta vez, mas conselhos úteis e, de certo modo, provocatórios, destinados a mentalizá-lo a ter a atitude certa online.

1. Se tem medo de escrever um post, então provavelmente vale a pena escrevê-Io.

2. Se só está preocupado em agradar a quem o visita, o blogue deixa de seu. Se não é perfeito, por que razão o blogue há-de ser?

3. Fale mais dos outros e menos de si. É assim que um blogue se torna mais pessoal: mostrando a sua visão da vida, não as mil e uma formas de olhar para o seu umbigo. Um post contendo uma citação em francês com quase 50 metros de altura, passe o óbvio exagero, não mostra ao mundo a sua cultura - mas poderá expor a sua vaidade. Deverá prestar um serviço ao seu confuso visitante, mostrando o original mas, se possível, fazendo a tradução para português: ai estará a mostrar que é, de facto, uma pessoa culta e bem formada.

4. A zona dos comentários não é sua, é dos seus visitantes. Não imponha demasiadas regras, deixe as pessoas à vontade.

5. Se ficar ofendido com um comentário, considere a hipótese de não o apagar: denuncie-o, colocando-o em destaque na página principal. Não é preciso, sequer, fazer juízos de valor: um imbecil (também conhecido por troll) fala por si e mostra mais do que suspeita. Não receie a estupidez e a má-educação. estas podem ser convertidas em exemplos para marcar uma posição mais saudável (a sua). Também pode optar por moderar os comentários - só entram aqueles que não forem ofensivos. Por outro lado, um c mentário pertinente que defende uma opinião contrária à sua não o põe em causa, enriquece o seu blogue. Junte-o ao seu post e promova o confronto de ideias.

6. Olink éumlouvor, não uma troca de banners. O link é uma vénia da blogosfera àqueles que admiramos e apreciamos.

7. O blogue não é um canal do mlRC ou uma janela do Messenger. Se é lusófono, escreva em língua portuguesa.

8. O blogue é o seu portal para a Internet. Um portal que partilha com todos os seus visitantes. Se está desinspirado ou não lhe apetece escrever mais uma obra-prima, partilhe as tuas descobertas neste vasto mundo da Web.

9. Desligue o computador e largue o blogue. As relações não se fortalecem apenas com dedicação, também se fortalecem com saudades.

10. Ainda está aí? Agora é necessário pensar nos pontos 11, 12, 13 e seguintes. Um blogger não deve aceitar que a papinha está toda feita.

Fonte: Jornal "24 horas" - 24 EM CASA ano 2 * número 78 * 23-11-2007

1 comentário:

Almerindo Pinho disse...

Boa! Já estou a memorizar as dicas.