sexta-feira, 23 de novembro de 2007

COMO CRIAR UM BLOGUE EM QUATRO PASSOS





Existem muitos serviços e plataformas que lhe permitem criar um blogue de uma forma rápida e realmente muito fácil. O mais conhecido é o serviço Blogspot ou Blogger (www.blogspot.com), recentemente adquirido pela gigante dos motores de busca Google, usado por milhões de pessoas.

Antes de criar o seu blogue, terá apenas de abrir uma conta email no Google, o Gmail (gratuito). Na própria página do Blogspot é-nos oferecida essa opção, pelo que basta criar o email, confirmar os dados, regressar à página do Blogspot e criar o seu blogue. Todas as plataformas lhe pedem sempre qualquer tipo de registo antes de poder avançar. É normal.

1. Em primeiro lugar, terá de escrever o nome pelo qual deseja dar-se a conhecer ao mundo: tanto pode ser o seu nome verdadeiro como uma alcunha - você é que sabe. Uma vez aceite os termos de serviço, resta-lhe carregar no botão Continuar.

2. Dado que está a seguir as instrucções deste artigo, é possível que ainda não tenha criado qualquer blogue nesta plataforma. Muito provavelmente o que lhe irá surgir é uma caixa de diálogo convidando-o a criá-lo. Pois então, avance!

3. Este novo passo permitir-lhe-á tomar a primeira grande decisão da sua vida de blogger: o nome do seu blogue. Esta é uma decisão importante, pois a designação que escolher poderá ajudar os seus futuros visitantes a perceber que tipo de blogue é o seu. Demore o tempo que quiser. Uma vez decidido e verificado a disponibilidade do nome, basta clicar novamente no botão Continuar. Não se esqueça de escrever as letras que estão na imagem. A verificação de palavras é uma forma de o Blogspot saber que você é um ser humano, não um 'bot' de spam.

4. O passo seguinte é igualmente importante, pois é o momento em que você escolhe o template do seu blogue, ou seja, o aspecto que ele terá. Mais uma vez, esta é uma escolha a que deve dedicar todo o tempo necessário. Um template deve estar de acordo com o estilo que pretende incutir no seu blogue - mais importante ainda, com a sua personalidade. Se é uma pessoa sóbria e nada espalhafatosa, não desejará com certeza escolher um template cheio de cores e bonecos.

Uma vez tomadas estas decisões importantes, está pronto a começar a blogar e a criar o seu primeiro post. A forma como os escreve não difere muito de um processador de texto - se está habituado a escrever num Word, não terá grandes dificuldades em fazê-lo no seu blogue.

Mesmo a inserção e elementos mais 'estranhos' a um leigo - links e imagens num post, por exemplo - é bastante fácil de se fazer, dado que todas as plataformas de blogging permitem usar um editor WYSIWYG, acrónimo de What You See is What You Get. (O que vês é o que terás). Isto significa que, à medida que for construíndo o seu post, o mesmo pode ser pré-visualizado.

Fonte: Jornal "24 horas" - 24 EM CASA ano 2 * número 78 * 23-11-2007

1 comentário:

Almerindo Pinho disse...

Obrigado pela ajuda!
Talvez tente criar o meu próprio blogue.