sábado, 8 de dezembro de 2007

ISABEL ALÇADA


Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL) fala ao Destak do seu trabalho, da vontade de levar muitos mais portugueses a ler e dos dados revelados pelo novo estudo Leitura em Portugal. Para concluir que não temos mais tempo a perder, se não queremos ficar irremediavelmente atrasados.

«Precisamos de uma escada rolante para estimular a leitura»
ISABEL STILWELL
destak@destak.pt

No PNL explica-se que a leitura é a única forma a poder exercer uma cidadania activa. No entanto, 43% dos portugueses não leram um único livro em 2006.

O problema da falta de leitura.

Em Portugal é muito grave, mas se verificar que 57% leu entre um e cinco livros no último ano, e que se lê muito mais hoje do que se lia há dez anos (mais 7 pontos percentuais), percebe-se que estamos no bom caminho. Mas não podemos continuar a dar-nos ao luxo de ter escadas com degraus gigantes, que só alguns conseguem subir. Precisamos de optar por umas escadas rolantes!

O estudo «A leitura em Portugal» é um desses passos?
Termos implementado o PNL e no primeiro ano elaborar cinco estudos prova que sempre é possível andar para a frente. Estes estudos são fundamentais para que as estratégias definidas sejam avaliadas e sustentadas.

Mas 7 pontos percentuais não a contentam?
É uma subida muito baixa, que corresponde apenas ao desenvolvimento social e económico do País. Mas os mais novos lêem mais, e o número das pessoas que lêem apenas facturas, recibos, etc., desceu para 5%.

Há 10 ano seriam 12%.E lêem-se mais jornais. O estudo indica, Por exemplo, que os gratuitos representam 23% da Leitura de jornais.
É um fenómeno importante, que revela como quando inventamos formas diferentes de chegar às pessoas, elas lêem.

Pela sua parte está absolutamente envolvida no PNL. Em que consiste?
É uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares, que quer promover a leitura, assegurar apoio e formação a quem trabalha nestas áreas, optimizar recursos e criar um ambiente favorável à leitura. Neste primeiro ano, a acção dirigiu-se sobretudo aos jardins infantis e a escolas até ao 2º ciclo.

O que deve fazer uma escola que pretenda aderir ao PNL?
Candidatar-se a apoio financeiro para comprar livros para as salas de aula. A candidatura é feita por agrupamento de escolas, para que os professores se reúnam e pensem em conjunto uma política de leitura, que faça sentido para a criança que vai progredindo de um ano para o outro, de uma escola para a outra. Na ficha de candidatura indicamos livros seleccionados de entre a lista recomendada pelo PNL.

O PNL faz chegar esses livros às escolas?
Optámos por não fazer uma compra centralizada. Enviamos o dinheiro para as escolas de forma a que possam comprar os livros, até porque, indirectamente, é desejável dinamizar o mercado livreiro de cada local.

A que faixa etária pertencem os leitores mais ávidos?
Os estudos deixam claro que as crianças pequeninas revelam uma apetência enorme pelos livros. Introduzimos a leitura diária no jardim-de-infância, e momentos de leitura nas salas de aula, nos outros anos de escolaridade.
Os dados indicam que uma vez leitora, a pessoa fica para sempre leitora.

O PNL baseou-se em experiências dos países nórdicos?
O Estudo da Leitura em Portugal revela que a família e a escola são fundamentais para se adquirirem hábitos de leitura, e descobrir o prazer de ler. As crianças nórdicas aos 6 anos já ouviram ler alto, durante 500 horas!
Para quem ouviu ler na primeira infância, aprender a ler é muito mais fácil.

Temos 10% de «chumbos» no 1.º ciclo, os números mais altos da Europa, por que as nossas crianças não dominam a leitura.
Sabe-se que o cérebro tem funções que devem ser desenvolvidas no momento certo, sob risco de se perderem para sempre. Sabia que uma criança que nasce com cataratas, se não for operada nos dois primeiros meses, perde para sempre a capacidade de ver? Algo de semelhante se passa na leitura.

Projectos para 2008?
Com a adesão extraordinária que se registou, temos todo o estímulo para continuar, pois recebemos muito apoio das autarquias. Temos ainda a ambição de conquistar todos os portugueses para a leitura, porque dela depende uma sociedade desenvolvida.

LEITURA Entre as novas iniciativas a nível de leitura, será reforçado o site Clube das Leituras, centrado em livros e autores, que foi desenvolvido em parceria com a Universidade Nova de Lisboa. Os pais também serão incentivados a lerem com as suas crianças pelos próprios profissionais médicos, uma medida pioneira na área.

2ª Feira 3 de Dezembro de 2007

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